Empréstimo para autônomo, é possível?

Este post é especialmente para você que trabalha por conta própria. Vamos falar sobre empréstimos para autônomos. Como conseguir e como se livrar dos juros altos. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Saiba mais sobre comprovante de renda informal e microcrédito.

A primeira coisa muito importante que você deve fazer, é como mostrar ao banco que você não vai dar calote. Funciona da seguinte forma: O banco na hora de decidir se vai te dar um empréstimo ou não. Ele quer saber se você tem como pagar ou não.


E o que ele usar parar ver isso?

Uma regra de bolso muito usada, é que a parcela do empréstimo não pode passar de 1/3 (um terço) da sua renda. Se o banco ver que vai passar disso, então ele já nega o empréstimo na hora. E ai que o negocio fica complicado, se você é autônomo, como é que vai comprovar renda?.

Apesar de parecer complicado, é muito simples. Extrato da conta bancaria dos últimos 3 meses, você tem em mãos o seu comprovante de renda informal. Pronto!, simples assim. Pode ser um extrato de um banco, ou empréstimo de outro banco, não tem problema. O importante é mostrar que sim, você tem condições de pagar esse empréstimo. E que as parcelas vão fazer sentido com o seu orçamento mensal.

E seu eu não tenho esse extrato?

Fica mais difícil com certeza, mas o jogo ainda não acabou para você. Ainda temos a solução do microcrédito.

O microcrédito é um empréstimo para pequenos empreendedores. Esse tipo de empréstimo tem valores baixos, mas que chegam até R$ 15.000,00 ( quinze mil reais) e taxas de juros bem baixas. A média de juros do microcrédito é de 29% ao ano. O que dá mais ou menos uns 2% ao mês. E normalmente o prazo de pagamento vai de 4 á 24 meses.

Durante o empréstimo, você vai ter o apoio de um agente de microcrédito. Que é um cara normal que vai visitar o seu local de trabalho e vai te ajudar a impulsionar o seu negocio com esse credito que você vai conseguir.

Mas se de repente o microcrédito não se encaixe nas suas possibilidades, temos outras opções interessantes.

Refinanciamento imobiliário ou de veículos

O refinanciamento é um empréstimo com garantia. Ele é uma alternativa se você tiver um veiculo quitado e no seu nome, que você vai colocar como garantia do empréstimo.

Como o banco sabe que a probabilidade de você dar um calote é muito baixa, os juros são bem mais baixos. Além disso os valores liberados costumam ser bem mais altos e os prazos para o pagamento bem mais extensos.

Então é muito importante deixar claro, se você não pagar a divida, você pode perder o seu bem. Então só recorra a esse tipo de empréstimo se você tiver certeza que vai conseguir honrar a sua divida.

Mas o empréstimo é muito bom, então vale a pena fazer esse planejamento. Especialmente se você está pensando em fazer um negocio novo ou um grande empreendimento.

Existem varias empresa que fazem esse tipo de empréstimo online, mas as mais indicadas são: Creditas, Domus e a Bcredi.

É tudo feito online, você não precisa sair de casa para solicitar o empréstimo.

A segunda opção de empréstimos é a Peer-to-peer (P2P)

Se você for um microempreendedor individual ou um sócio de alguma empresa essa pode ser uma ótima oportunidade para você conseguir um empréstimo. Tudo isso porque as novas tecnologias estão revolucionando o mercado de credito, conectando quem deseja investir, direto com quem precisa pegar emprestado. No Brasil ainda existem poucos desses sites que trabalham com esse sistema. Mas podemos mostrar 3 empresas que já estão começando a ganhar destaque no mercado. Elas são a Biva, Nexoos e a Capta Money

E a terceira opção são os sites de empréstimos online. Os sites que fazem esse tipo de empréstimo, apesar de não serem instituições financeiras. Eles são correspondentes bancários autorizados pelo banco central.

Você pode enquadrar tudo em três grupos os primeiros são os sites de empréstimo com, o segundo são os sites com os juros baixos, como exemplo a gente tem a Geru e Lendico. Qual é a ideia? Eles emprestam pra pouca gente, só gente que tem um risco de crédito bem baixinho, ou seja, o tal do score de crédito bem alto então nem de longe eles aceitam negativados.

Sites com juros altos

E a terceira classe que tem, são os sites com juros bem altos, como exemplo, tem o Simplic e o MoneyMan, o positivo desses ai é que o dinheiro cai rápido na sua conta mas os valores são menores e os juros são mais altos e o prazo de pagamento também é menor. Os sites que eu falei anteriormente, apesar de não serem instituições financeiras, eles são correspondentes bancários autorizados pelo banco central, então você pode ficar tranquilo.

Cuidado com golpes! Nunca, jamais deposite taxas adiantadas para liberação de empréstimo, é golpe, é uma cilada. Isso não existe então vai com calma se alguém te oferecer isso você simplesmente encerra o contato com esse negócio.